Connect Irish

Connecting you in the Irish World.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mapa da Cidade: Mas que raios são Dublin 1, 2, 3 ou 24?

Acredito que todos, sem exceção, ficam atordoados quando vêem o endereço da escola, ou então da sua host-family e vê lá “Dublin 18″!
“Por mil macacos Robbin, o que é isso? Um avião? Uma águia? Um bairro?”
Infelizmente preciso dizer que não é nenhum desses! A cidade de Dublin é dividida em 21 regiões postais. Talvez a forma mais próxima de divisão que temos no Brasil é a das Sub-prefeituras de São Paulo. Ou seja, são divisões da cidade para descentralizar o poder, e também facilitar o gerenciamento das atividades governamentais, distribuição de cartas por centrais do correio e coisas do tipo.
Para nós, pobres mortais que não conseguimos lembrar os dificeis nomes dos bairros, todos derivados do gaélico, serve apenas como bairros.
“Onde você mora, Homer?“
“Fairview, Dublin 3″ – respondia eu.
Assim todos sabiam mais ou menos onde eu morava, mesmo se não conhecessem Fairview.
Vendo o mapa abaixo já podemos começar a entender. Reparamos que os número ímpares estão no lado norte da cidade, e todos os pares no lado sul.
Dublin 1 e 2 são o Centro da cidade (City Centre), onde fica a famosa O’Connell Street e seu Spire! Como pode-se notar, o centro não fica no centro, mas sim ao leste da cidade pois toda grande cidade é fundada próxima ao mar ou a um grande rio. O centro de Dublin fica ao lado do Irish Sea e do Rio Liffey.
As regiões 3, 4, 6, 7, 8 e 9 são consideradas centrais, e dependendo de onde você estiver, pode chegar à O’Connell (marco zero da cidade localizado em Dublin 1) caminhando cerca de 10 minutos
Vejam o mapa e tentem entender.
O porto mais famoso importante de Dublin é o de Dun Laoghaire (pronuncia-se Dan Lerry), única região da cidade que não é divida por um número.
Dica importante! Quando você estiver preenchendo formulários na internet e estiver escrito “Post Code” ou seja Código Postal (CEP) escreva “Dublin 1, 2, 3″, assim por diante, seja lá onde quer que você vá morar.

Post dividido com www.unext.com.br

0 comentários:

Postar um comentário