Connect Irish

Connecting you in the Irish World.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dicas de Turismo: The Old Jameson Distillery "Do grão ao copo"

Entrada lateral da fábrica da Jameson
 Olá pessoal dia 24-03-2011 foi um dia marcante para mim fui visitar a fábrica da Jameson aqui em Dublin e fiquei muito empolgado com o que vi, ouvi e provei. Lá tem um local de visitação onde era produzido o Whiskey Jameson e está praticamente intacta e super informatizada com loja, bar, restaurante e uma área de tour o mais interressante 13 euros, onde é passado videos sobre a Jameson e um passeio temático por todo o processo de fabricação do whiskey e para completar participei da degustação de Jameson e ainda ganhei um certificado com certeza se não fosse sorteado de 1ª voltaria ate conseguir receber. Então vou passar um pouco do que eu descobri pela fábrica.

Entrada frontal da fábrica da Jameson
 Jameson é vendido em todo o mundo de hoje, mas tem suas raízes nessa pequena destilaria em Bow Street, fundada em 1780 por John Jameson. Seu lema da família era "Sine Metu", significando "sem medo", que aparece hoje em cada garrafa de Jameson. Ele realmente era um pioneiro e nunca teve medo de abraçar a mudança em sua missão de produzir o maior whiskey do mundo. Desde o início, John Jameson concentrado sobre a qualidade do seu whiskey, exigindo o melhor de tudo. Sua filosofia era para comprar os ingredientes da melhor qualidade, usar os melhores processos disponíveis, e, acima de tudo, levar o seu tempo. Jameson foi produzido nesta Rua de Dublin por quase 2000 anos, até 1971.
Fase de armazenagem

Etapa 1: Armazém de Grãos

Embora Jameson leve muitos anos para elaboração, na verdade existem apenas três ingredientes principais: a água pura da Irlanda, cevada maltada e cevada não maltada. Ná época a destilaria comprou todas as suas cevadas na época da colheita e os agricultores tinham que entregá-lo a cavalo e de carroça. Antes do tempo de polias ou alavancas, os homens tinham que carregar os sacos de cereal em suas costas, alguns eram tão pesados ​​chegando a quase 100 kg.


Grão de cevada maltada
Etapa 2: Malte

O malte de cevada usado na Jameson era seco em fornos fechados para garantir um sabor suave sem fumo. Na Escócia, eles gostam de um tipo diferente de whisky com malte defumado, dando um whisky escocês com gosto turfoso que você não vai encontrar no whiskey Jameson.




Grist - Farinha de cevada
Etapa 3: Moagem

A cevada maltada e cevada não maltada eram então transformadas em farinha grossa chamada "Grist". A roda d'água era a principal fonte de energia - transformando uma rede de engrenagens e rodas que forneciam a energia e por sua vez fazer a moagem.


Etapa 4: Maceração
Maceração - Tonel "washback"

Depois de Macerada era então misturado a água quente com uma temperatura de 63 º C em um enorme tonel chamado "Mash Tun". A mistura era misturada por grandes ancinhos e os amidos dos grãos eram convertidos em açúcares fermentáveis. Após 4 horas de maceração, os ancinhos paravam, e líquido doce chamado "wort" era enviado para a próxima etapa no processo de elaboração do whiskey.


 Etapa 5: Fermentação
Quadro de Fermentação

O "Wort" era bombeado para o "Washback", uma levedura líquida era adicionada e a fermentação começava. Após 80 horas, todo o açúcar era transformado em álcool. O líquido, chamado agora "wash", continha apenas 8% de álcool por volume (ABV). O "wash" então estava pronto para a fase seguinte do processo de elaboração do whiskey, a destilação.






Alambique de Cobre 
Etapa 6: Destilição

A "Still House" ou sala de destilação ainda é o coração da destilaria. Destilação é a arte de separar o álcool da água. A lavagem era aquecida e álcool condensada em alambiques tradicionais ou grande panela de cobre. Jameson é obtida somente após três destilações separadas, enquanto nos Estados Unidos, o Bourbon é normalmente destilada apenas uma vez e mais whisky escocês é destilada duas vezes. Cada etapa dessa destilação se incrementa a qualidade e a suavidade inigualáveis desse produto, então foram por esses motivos que a destilação tripla é a chave para a delicadeza de Jameson.

Barril: em cima 12 e 15 anos; em baixo 1, 3 e 5 anos

Etapa 7: Maturação

O "Spirit" ou whiskey se enche em tonéis de carvalho e armazenados em grandes armazéns escuros a fim de amadurecer e aromatizar o whiskey. Os barris eram importados da Espanha, Portugal e América, onde eram utilizados anteriormente para amadurecer "Sherry", "port" ou "Bourbon". Isso enriquecia o sabor de Jameson no processo de maturação o tanino da madeira também se encarregou de uma rica cor dourada no whiskey irlandês. Os tonéis eram montados e mantidos pelo "Cooper" ou tanoeiro. O "Cooper" era um trabalhador muito qualificado, que teve de servir a uma aprendizagem de sete anos para se transformar em Cooper Master.
Fazendo desgustação da Jameson.


Etapa Final: Engarrafamento e Repouso

Antes do engarrafamento, o whiskey maduro era esvaziado em um tanque enorme e deixava para descansar por alguns dias. No barril era reduzido para 40% de teor alcoólico (80proof), pronto para ser apreciado. Assim termina a viagem a partir de grãos até seu copo. 

Visitas The old Jameson distillery:

Endereço: 7 Bow Street, Dublin 7, Ireland
Visitas: Adulto 13,50 euros; Estudante 11,00 Euros
Limite: 40 pessoas por Tour
Duração: 1 hora de Tour
Privilégios: 1 Mixed Drink Jameson para cada visitante
(Jameson Coke, Jameson Ginger Ale ou Jameson Apple Juice)
Caso for voluntário e escolhido pelo guia do tour você participa de uma degustação e ganha o certificado de entendedor Jameson, como na foto acima tive esse privilégio além de desfrutar de um Cocktail Jameson por conta da casa.

Espero que vocês tenham gostado e possam aproveitar essas informações de algum modo.
Abraços

Por Thiago Maia

0 comentários:

Postar um comentário